RSS

Viver na Alemanha: Balanço de 1 ano

08 mar

Depois de pouco mais de um ano vivendo na Alemanha, resolvi fazer uma lista das vantagens e desvantagens de se viver aqui, sob meu ponto de vista claro.

Vantagens:

  • Segurança: Pode caminhar pelas ruas tarde da noite sem ter medo de estar sendo perseguida. Poder passear tranquilamente sem precisar ficar olhando pros lados e observando todos a volta. (não sei até quando, pois aos poucos a violência está chegando por essas bandas)
  • Privacidade: As pessoas aqui geralmente não estão nem aí pro que você faz ou deixa de fazer. Ao contrário do Brasil, quando os vizinhos são capazes de ficarem acordados só pra ver a hora que vc chega em casa (já aconteceu comigo).
  • Multi culturalismo: Mercados estrangeiros, escutar vários idiomas no dia a dia, produtos do mundo inteiro.
  • No verão tem sol até as 21-22h da noite :)
  • Novos sabores: A oportunidade de experimentar coisas que no Brasil não há. (tipo: mirtilo, framboesa, groselha, amora. No sul do Brasil pode até ter, não sei, nunca estive no sul, sou uma pessoa que veio do trópico e na minha cidade não tem essas coisas rsrs)
  • Estações do ano: Poder vivenciar cada uma delas.
  • Viagens: Viajar durante 1 hora e já estar em outro país.
  • Organização e funcionalidade! Admiro isso aqui na Alemanha e também ao ver que o dinheiro pago em impostos são realmente destinados àquilo que eles dizem. As coisas realmente funcionam.

Desvantagens:

  • Ficar longe de mami :( longe da família, dos amigos, do calor humano e climático.
  • Custo de vida: Viver aqui é caro!
  • Frio: 8 meses frios, sendo 4 deles de inverno, com neve ou temperaturas até 5°C e os outros 4 meses são frios, não como no inverno, mas são frios ora bolas! tipo até 15°C.
  • Céu cinza: Isso é algo bem peculiar de Hamburg. Não sei como é em outras cidades, mas aqui digamos que de 60 a 70% do ano o céu está cinza. (To exagerando??)
  • Frieza interior: Muitas pessoas aqui são egoístas e realmente com coração gelado. (momento ursinhos carinhosos).
  • Ir a manicure aqui pode custar caro, muito caro!! pense duas vezes antes de fazer isso, pois além de pagar caro, vc pode voltar com raiva porque a manicure não fez suas cutículas. (ainda bem que eu mesma faço minhas unhas).
  • Burocracia: Nem precisa falar né… quem já passou por isso sabe do que estou falando, quem ainda não, boa sorte e muita paciência!
  • Sinto falta de algum órgão aqui como o Procon do Brasil. Não sei se há algo assim semelhante  e que funcione, pois procurei e não encontrei. Infelizmente tive muitas dores de cabeça com serviços prestados de qualidade duvidosa e me senti de mãos atadas sem poder reclamar meus direitos. Quem souber de algo por favor me avisem :)

 

Quem sabe em breve  eu faça uma nova lista ;) com certza existem muito mais coisas a serem acrescentadas.

 
103 Comentários

Publicado por em março 8, 2011 em Coisas daqui

 

103 Respostas para “Viver na Alemanha: Balanço de 1 ano

  1. Eve

    março 8, 2011 at 5:58 pm

    Interessante ponto de vista.
    Só não vejo a burocracia como desvantagem, pq não é uma burrocracia, quer dizer, é pra fazer as coisas funcionarem e não pra ter que pagar propina… (deixa pra lá.. rs)
    E custo de vida tb. quer dizer, eu sei que Hamburgo é caro. Só qdo eu estive ai que paguei 4 euros num döner. Aqui é 2,20. Só pra efeito de comparação. ;)
    No mais, tudo igual. ;)
    Bjs!

     
    • Jean

      março 29, 2013 at 7:07 am

      Tbm concordo com você, nao entendi a desvantagem em relação a burocracia e ele disse que conhece sabe, ué eu conheço e não sei do que tu está falando.

       
  2. Eve

    março 8, 2011 at 6:31 pm

    eu tinha que voltar pra falar:
    “(momento ursinhos carinhosos)” hahahahaa
    tirou essa de onde???
    morri aqui!

     
    • Ingrid

      março 8, 2011 at 10:03 pm

      Pois é Eve aqui as coisas sao bem mais caras que aí em Berlin. Quanto a burocracia vc tem tbm razao, assim as coisas funcionam bem mas que as vezes dá raiva e falta de paciencia, isso dá rsrs
      Ahhh os ursinhos carinhosos, lembra do desenho? eles lutavam pelo bem e tal e o inimigo deles se chamava “coracao gelado” rsrsrs essa é do fundo do bau mesmo!

       
  3. Mi

    março 8, 2011 at 10:21 pm

    a frieza interior é so quando vc nao conhece as pessoas, mas uma vez que elas se tornam amigas, sao tao calorosas qto no brasil ;)
    qto a burocracia…acho que aqui tem bastante papelada mas ela funciona pelo menos. No Brasil é muita papelada e as vezes so funciona com um in$entivo. hehe
    Sobre o Procon…nao me lembro agora de so 1 lugar…tem varios, depende do que vc quer reclamar. Se vc tem problemas com 1 empresa, geralmente vc vai e escreve uma carta ou reclama com a propria empresa, pro chefe digamos assim. Se for em geral, tem a Verbraucher Zentrale que seria algo como o Procon =)
    bjnhos!

     
    • Ingrid

      março 9, 2011 at 10:52 am

      Infelizmente ainda nao tenho amizades por aqui, muito menos com alemaes. Alguns que conheci vi que realmente sao assim como vc falou mas por morarem no sul da alemanha nao temos mais contato.
      No Brasil é realmente assim, que pena ne, que a burrocracia nao dá em nada, mas tomara que isso mude um dia.
      Obrigada pela dica do Procon, vou dar uma pesquisada :)

       
  4. BIA

    março 9, 2011 at 2:13 am

    Oi Ingrid!!!
    Eu amei este post!!! Queria que todos que vivem no exterior fizessem um post como esse, super importante e informativo, eu nunca pensei em morar na ALEMANHA, mas apesar do frio (que eu detesto) as vantagens são pra mim muito melhores que as desvantagens, só o fato de poder andar em paz na rua já é tudo, coisa horrível viver num país que nunca se sabe até quando vai se sobreviver devido a assaltos frequentemente, no qual os país perdem seus filhos precocemente devido a tanta violência. Excelente post!!! Bem que eu queria morar por aí também, teu post desperta esta vontade!!!
    Beijos
    Bia

     
    • Ingrid

      março 9, 2011 at 10:55 am

      Bia eu também odeio frio e vc nao imagina o quanto eu peno aqui com a temperatura. Agora está ficando melhor, mas no inverno mesmo eu nem tenho vontade de sair de casa!
      A grande diferenca pra mim é realmente a questao da seguranca, pois eu venho de uma das cidades mais violentas do Brasil. Quando estou no Recife eu sou realmente paranóica e saio olhando pros lados e pra todos em volta. É uma sensacao muito ruim viver desse jeito e aqui eu tenho um pouco de paz nesse sentido.
      bjs

       
  5. Eve

    março 9, 2011 at 8:56 am

    ah, e eu não lembro desses ursinhos? rsrs Foi por isso mesmo que adorei ver vc lembrando no texto. rsrs
    Coração gelado… hahahaha
    Velha infância, hein? Não volta mais. ;)
    bjs!

     
    • Ingrid

      março 9, 2011 at 10:56 am

      Oh entao… época boa essa :)

       
  6. Liliane de Paula

    março 10, 2011 at 1:54 am

    Eu escolho ai, sem qualquer dúvida. Odeio viver com medo. Medo até dentro de casa. Troco o calor terrível, pegajoso daqui pelo frio daí.
    Gostei muito de sua análise, viu?
    SAbe que quase 200 pessoas morreram nas estradas só neste dias de carnaval.
    Isso aqui presta? Odeio viver aqui.
    E o povo daqui não é bom. É mal educado, fofoqueiro, indolente, preguiçoso. Por isso só gosto de GENTE. Beijo, Ingrid.

     
    • Ingrid

      março 10, 2011 at 10:15 am

      É Liliane, infelizmente é assim na maioria das vezes né. Eu gosto muito de Recife mas essas coisas que vc citou já me deu muita raiva antes. beijos

       
    • Meire

      julho 21, 2012 at 10:55 pm

      Liliane voce ja morou no exterior?

       
    • Dri

      março 21, 2013 at 1:17 am

      Concordo …

       
  7. Ercilia Marques

    março 10, 2011 at 4:08 am

    Eu adorooooooooo mirtilo, framboesa, groselha, amora. E existe sim no sul do pais, não sei se todas, mas, pelo menos eu já comi amoras e framboesas por lá.
    Dentre as desvantagens, vc esqueceu o sorriso e a energia do brasileiro, vc só encontra por aqui. Já que os brasileiros que geralmente vivem no exterior, em sua maioria, são piores que os próprios estrangeiros.
    bjs

     
    • Ingrid

      março 10, 2011 at 10:16 am

      Ah ta vendo! eu nao sabia das frutas! eu adoro :)

       
  8. Ercilia Marques

    março 10, 2011 at 4:10 am

    Há eu me lembro bemmmmmmmmm dos ursinhos carinhosos, eu adorava. Sabe eles existiram tb em outros paises. Na itália se chamam userti dei cuori. ;-)
    Que pena que o coração gelados não ficou só no desenho.

     
    • Ingrid

      março 10, 2011 at 10:18 am

      haha e como seria coracao gelado em italiano? cuore gelido ou freddo ? rsrs

       
  9. Angela Arten-Meyer

    março 10, 2011 at 10:04 am

    Olá Ingrid, vc sabe que eu morei 2 anos em Munique, a terra dos Bávaros. Nao gosto deles, mas fiz amizades, nao tao íntimas como tinha no Brasil, mas foram ótimas.Agora morando em Colônia a quase 2 anos, o povo é fantástico. Amigos para toda a vida! Convidam para jantares nas suas casas, crianças queridas e muito comunicativas, muito diferente das crianças bávaras! Quanto ao custo de vida, em Munique era tudo uma fortuna, aqui é bem mais razoável. Feliz primeiro ano aqui. Seja muito feliz!!! Beijos

     
    • Ingrid

      março 10, 2011 at 10:23 am

      Oi Angela! eu já ouvi falar que no sul é tudo muito mais caro, mas será também pq as pessoas tem melhores salários? Se eu fosse escolher uma regiao pra morar aqui com certeza seria em NRW :)
      obrigada bjos

       
    • Gina

      maio 23, 2012 at 12:15 am

      Olá Angela, tomei a liberdade de lhe perguntar o seguinte. Vou dentro de dias viver para Colónia e gostaria de aprender rápidamente alemão. ONDE? qual o melhor local?..ops, já agora, sou portuguesa, tive alemão há muito tempo e estou completamente enferrujada. Se me der alguma dica, agradeço muito! Bj

       
    • Ingrid

      junho 13, 2012 at 2:59 pm

      Nao sou a Angela mas te respondo ;)
      Os cursos mais em conta por aqui sao os da VHS, tem varias delas espalhadas por toda a Alemanha. Vai dá sortede cada um, tem professores que sao bons e outros deixam a desejar, mas vc pode comecar procurando por essas escolas que tem um preco bem acessível. Como nao moro em Colônia, nao sei te dizer algum curso legal que tenha por lá.

       
  10. Juliana

    março 11, 2011 at 6:43 pm

    Olá ingrid,

    Achei super interessante o seu balanco de 1 ano. Aqui o que é mais sinto é a questao do relacionamento interpessoal. Acho difícil aqui para fazer amigos mesmo com estrangeiros. Bjs e um ótimo final de semana.

     
    • Ingrid

      março 11, 2011 at 11:25 pm

      Tenho o mesmo problema que vc Juliana! pra mim uma coisa que acentua ainda mais o problema é a questao de eu ser bem fechada, calada, quieta, o que dificulta muito fazer novas amizades.
      bjos e ótimo fds pra vc tbm!

       
  11. amymuuh

    março 13, 2011 at 1:13 am

    Aqui vai um comentário direto do Sul do Brasil para você: já ouvi falar de amoras, groselha e framboesa!
    Quanto à sua descrição de desvantagens, considero super vantajoso o frio rachante e o céu cinzento, pelo jeito Hamburg faria meu estilo! E olha que nunca pensei em ir à Alemanha!
    De qualquer forma, vim aqui para te intimar a visitar o Sul assim que retornar ao Brasil, vai se sentir em alguma parte da Europa ainda, com certeza!
    Beijinhos

     
    • Ingrid

      março 13, 2011 at 5:52 pm

      Oh sim eu quero conhecer o sul :)
      Já vi algumas fotos e realmente parece muito com as cidades daqui!
      bjos

       
  12. Kalina Saraiva de Lima

    abril 12, 2011 at 6:29 pm

    muito interessante sua reflexao sobre seu ano na alemanha, Ingrid.
    compartilho alguns pontos com voce.
    abraco
    Kalina

     
  13. Julie

    abril 21, 2011 at 12:03 am

    Adorei o post ai.. Eu entrei na net..pra decidir se vou ou não estudar e morar na Alemanha..e achei seu post.. Espero que você possa postar +sobre o lugar ai ta ok? Sou brasileira ..e meu namorado já ta na alemanha..gostei das vantagens d morar ai..e nas desvantagens..a burocracia é complicado..comparado a liberdade que s tem aqui no Brasil ..bjs :D

     
  14. Anônimo

    setembro 6, 2011 at 9:16 am

    Hallo Ingrid!!
    Gostei de suas percepcoes mas….. aqui na Alemanha tem fofoqueiros nao como no Brasil é claro mas tem a primeira fofoqueira é minha sogra rsrsr ela fala de Deus e de todo universo mas é gente boa.
    enquanto amizade aqui é um pouco dificil em primeiro lugar a dificuldade da lingua mas com o passar do tempo vc acha uma pessoa que se indentifique com vc a melhor coisa é fazer amizade por mais pouca que seja.e as frutas hmmm particulamente essas frutas do sul e da europa nao fazem minha cabeca e as vezes elas sao amargas.
    em outras viver na Alemanha é saudavel : a seguranca,o transito,as leis, os beneficios,a integracao,politica, educacao,usw
    Nao esquecendo dos homens sao bastantes diferentes!!!!

     
    • Ingrid

      setembro 6, 2011 at 9:45 am

      Hallo!!!
      Pois é, tenho percebido que aqui existe fofocagem também, nao como no Brasil mas isso é um comportamento típico do ser humano, independente da origem né rsrs
      As pessoas sao curiosas e adoram saber da vida dos outros, é impressionante! Amizade vai demorar um pouco ainda mas nao tenho pressa, um dia consigo fazer alguns amigos rsrs
      Mas colocando tudo na balanca, a vida aqui é realmente melhor do que no Brasil.
      Bjos

       
    • Natalia Medeiros

      agosto 11, 2012 at 5:37 pm

      Aqui os fofoqueiros são os vizinhos. Tem uma vizinha que me espia uando subo as escadas do prédio. Acho que ela não sabe que eu vejo ela. SEMPRE

       
  15. Catarina

    setembro 14, 2011 at 7:32 pm

    Nada como morar no Brasil, aqui tudo é bonito e arrumado, mas o Brasil!!!! que saudades do Brasil e agora que esta chegando o frio dá mais saudades ainda eu tambem tenho familia em Recife e as vezes me sentia insegura por lá mas nao vejo a hora de voltar apesar de tudo, felicidades para todos os brasileiros aqui na Alemanha e em particular aos que moram aqui em Hamburg

     
    • Luan Cardoso

      janeiro 17, 2013 at 10:39 am

      Europa é europa né? 1º Mundo,e, Mercosul? Vixi, sem comentários. rsrsrs

       
  16. Nat

    novembro 3, 2011 at 4:57 pm

    Adorei o seu post, muito útil ! Estou indo para a Alemanha pela primeira vez e o que eu mais tenho medo é de não fazer amizades, pois não sei se as pessoas aí são mesmo de coração gelado ou se é só questão de conhecer melhor mesmo. Pretendo me mudar para Frankfurt em 2013 para fazer facul… espero conhecer o MÁXIMO que puder até lá. Já add nos favoritos, seu blog é muito legal, vai me ajudar muito =)

     
    • Ingrid

      novembro 3, 2011 at 6:32 pm

      oi nat! q bom que vc gostou :)
      qualquer dúvida pode perguntar viu!

       
  17. Frau

    novembro 28, 2011 at 1:40 pm

    Olá pessoal! eu vivo na Alemaha a 3 anos e o que vou dizer pode soar antipático mas fazer o que… eu resumo: em apenas 3 anos de vida na Alemanha ganhei muito mais do que em quase toda a minha vida no Brasil, claro que cada caso é um caso, eu nem ligo para o céu cinzento, ar geladinho, etc pois aqui tenho tudo o que sempre sonhei!

     
    • Ingrid

      novembro 29, 2011 at 1:25 pm

      Que bom Frau! fico feliz por vc :)
      Eu que sou, digamos assim, mal agradecida rsrs
      Eu sou chata mesmo e fico reclamando da vida em vez
      de aproveitar, mas fazer o que né, tento mudar aos poucos.
      bjos

       
  18. Tathi

    novembro 30, 2011 at 4:57 pm

    Ingrid, como é a cominicação, o idioma alemão é muito dificil de aprender? Podemos nos virar bem com o ingles?

     
    • Ingrid

      dezembro 1, 2011 at 11:04 am

      Oi Tathi!

      Alemao é uma lingua difícil sim mas nada impossivel de se aprender. Quando eu cheguei aqui eu tinha o nível intermediário B1. Conseguia entender bem e me expressar bem também. Nunca tive problemas. Aqui terminei o curso e depois desse tempo que estou aqui meu alemao só fez melhorar, mas claro que nao é perfeito como meu português.
      Já com Inglês acho difícil, muita gente diz que dá pra se virar aqui com inglês mas isso nao é verdade. Talvez em lugares turísticos vc consiga se comunicar bem, mas no dia a dia fica dificil. Muitos alemaes nao falam ingles e pra fazer coisas cootidianas com o ingles fica complicado.
      O ideal pra quem ta vindo pra Alemanha é comecar a aprender o idioma já no Brasil e chegar aqui com alguma base. Isso facilita muito.

       
    • Tathi

      dezembro 1, 2011 at 3:07 pm

      Muito obrigada Ingrid,

      Então, terei que providenciar um curso de Alemão, rs, porque meu namorado é alemão e em breve estarei por aí, rs, já estou me apavorando, rs

      Hugs

       
    • Ingrid

      dezembro 2, 2011 at 10:40 am

      Oi Tathi!
      Procure mesmo um curso de alemao, nao rpecisa ser um do “Institut Goethe” pq geralmente lá é bem caro, vc pode fazer um outro curso mais barato, o segredo está na sua dedicacao. Tem muito material online também. Uma dica que dou é o site da Deutsche Welle, lá tem vários cursos de alemao gratis, com material em audio, video e pdf. Dá uma conferida!
      Boa sorte!!

       
    • Tathi

      fevereiro 5, 2012 at 7:49 pm

      Ingriiiiiiid,

      Muito obrigada pelas dicas, estou indo em Março e já iniciar hoje mesmo o estudo pelo site que vc me indicou, obrigada…

      Abraço

       
    • Ingrid

      fevereiro 6, 2012 at 11:28 am

      Que bom! entao qualquer coisa entre em contato viu! bjoss

       
  19. Anônimo

    dezembro 1, 2011 at 11:59 pm

    Olá Ingrid!

    Meu noivo e eu estamos pensando em ir para a Alemanha no ano que vem, metade do ano, ele vai para iniciar o mestrado, entao já entrará com visto de estudante, eu estava pensando em me matricular em algum curso de alemao por ai para que tb consiga o visto de estudante, mas estou um pouco preocupada se conseguirei algum trabalho, pois nao nao gostaria de ficar sem fazer nada, alem disso, se conseguisse um trabalho, ja poderia praticar o idioma. Pergunto:

    Como funcionam as coisas na Alemanha, no quisito trabalho para estrangeiros?
    Qual o valor de um imóvel alugado para 2?
    Qual a media que gastaria por mes, com alimentacao, transporte, etc?

     
    • Ingrid

      dezembro 2, 2011 at 10:53 am

      Oi Carina!

      Vc pode vir como turista (que pode permanecer por 3 meses) e entao se matricular num curso intensivo de alemao, juntar toda a papelada necessária (No site do consulado alemao no Brasil tem uma lista com tudo o que é necessário, pra se ter uma ideia) e ir no setor de estramgeiros (Ausländerbehörde) pra obter o visto como estudante de alemao. Esse visto nao dá autorizacao de trabalho! Entao vc nao vai conseguir trabalhar em lugar algum. Vc pode até arriscar um trabalho ilegal, mas eu nao aconselho fazer isso, se te pegam vc tem que voltar pro Brasil, pagar multa, etc. Imóvel vai depender do local pra onde vcs vao, os precos podem variar muito até mesmo numa só cidade, vai depender se é central ou mais afastado, geralmente bairros onde a maioria é de estrangeiros costumam ser mais baratos. Transporte depende também da cidade, pois cada uma tem suas tarifas e tickets diferentes. Aqui em Hamburg, por exemplo, um ticket pra ser usando durante o dia inteiro a partir das 9h custa 5,50 euros, já um cartao pro mês varia de 35 até 90 euros (dependendo do horario que vc vai usar). Alimentacao, algumas pessoas se viram bem com 200 euros por mês mas aí vai depender também do seu tipo de alimentacao.

       
  20. Carina

    dezembro 2, 2011 at 12:35 am

    Olá!!!

    Tenho muitas dúvidas sobre a Alemanha, e gostaria de saber de você como as coisas funcionam, pois pretendo ficar na Alemanha pelo menos um ano.

     
  21. isa

    fevereiro 4, 2012 at 12:26 am

    Olá sou portuguesa, e estou a pensar em ir viver para a Alemanha, e estou a pensar em arriscar, primeiro quero ir trabalhar 6 meses ou mais para orientar as coisas e depois trazer a minha familia… já enviei curriculos e agora estou á espera… acha que tenho alguma possiblidade de conseguir ir para a frente?

     
    • Ingrid

      fevereiro 6, 2012 at 11:32 am

      Olá Isa!
      Aqui na Alemanha algumas áreas profissionais estao em falta, é o caso das engenharias, informatica e tecnologias. Se vc for de uma dessas áreas tem grandes chances de conseguir um emprego aqui mesmo sem falar o idioma, falando inglês já se consegue! Em outras áreas nao sei bem ao certo mas nao custa nada tentar! Vá mandando seus curriculos e participando das entrevistas de emprego, por vc ser da uniao europeia tem ainda mais chances do que pessoas fora da europa, pois vc nao precisa de visto pra trabalhar aqui!
      Boa sorte :)

       
  22. isabel

    fevereiro 6, 2012 at 7:47 pm

    Ingrid, tenho algumas duvidas sera que me podia esclarecer ?
    gostava de saber como e o custo de vida ai e o ordenada minimo e se sera facil ou nao para arranjar casa.
    Obrigado pela sua atenção .

     
    • Ingrid

      fevereiro 8, 2012 at 11:52 am

      Oi Isa!
      Os precos variam de cidade pra cidade e entre centro da cidade e locais mais afastados do centro. Vc tem alguma idéia de onde gostaria de morar? Assim posso te responder melhor. Bjos

       
    • Natalia Medeiros

      agosto 11, 2012 at 5:38 pm

      Em Stuttgart é terrivelmente dificil conseguir alugar um apartamento.

       
  23. isabel

    fevereiro 8, 2012 at 8:51 pm

    ta previsto ir para o la piazza nao sei bem a zona onde fica podia ajudar me a lucalizao sfv …
    Obrigado pela sua atenção beijinho

     
    • Ingrid

      fevereiro 9, 2012 at 2:24 pm

      Isso é um restaurante?

       
  24. isabel

    fevereiro 9, 2012 at 7:47 pm

    exactamente .

     
    • Ingrid

      fevereiro 10, 2012 at 12:25 pm

      Vc nao sabe onde fica? porque olhando no google existem diversas pizzarias e restaurantes com esse nome em varias cidades da Alemanha. Bjos

       
  25. Daiany

    fevereiro 10, 2012 at 1:44 pm

    Ingrid, sou Licenciada em Geografia pela UFCE- Universidade Federal do Ceará ( uma das melhores universidades federais do Brasil) e estou pensando em ir morar na Alemanha,em Haslach, no sul da Alemanha, na casa de uma tia que mora a 18 anos aí. Estou indo para aprofundar o alemao ( tenho 6 meses de curso aqui no Brasil), pretendo me matricular numa escola alemã e tambem pretendo pedir reconhecimento do meu diploma de ” Professora em Geografia”. Achas que tenho chance? Como seria o processo?

     
    • Ingrid

      fevereiro 13, 2012 at 12:35 pm

      Oi Daiany

      Bem, os cursos universitários aqui voltados pra área de ensino nunca sao feitos sozinhos, com isso quero dizer que quem estuda geografia, por exemplo, tem que escolher um outro curso universitário e assim no final dos estudos se tem 2 diplomas, por ex: geografia + biologia, geografia + historia, etc. Vc pode até deixar seu diploma pra ser reconhecido aqui, mas nao garante que vc vá conseguir um emprego na área. Pra comecar vc tem que dominar o idioma alemao e em segundo vem a questao de vagas, nao creio que seja uma área que se procure muitos professores e também eles vao dar prioridade pra quem nasceu aqui e estudou aqui, pois é necessário também ter o dominio sobre a geografia do país.
      O bom de vc vir fazer um curso de alemao aqui é o fato de poder ver de perto essas coisas. Vc pode procurar o curriculo do curso de geografia, ir na universidade e dar entrada na documentacao pessoalmente.

       
  26. thiago

    fevereiro 11, 2012 at 2:03 am

    quero morar na alemanha, tenho reisepass, estou estudando no momento, mas quero mudar pra viver la definitivamente. gostaria da opiniao de voces. o que eu preciso, com que eu posso trabalhar, qualquer coisa. obrigado.

     
    • Ingrid

      fevereiro 13, 2012 at 12:42 pm

      Vc tem passaporte alemao? se sim entao fica mais facil, pois vc nao precisa de visto pra residir aqui. Se vc está estudando no momento, nao seria melhor terminar a faculdade aí antes de vir trabalhar “em qualquer coisa” por aqui? Muita gente tem a ilusao de que a Alemanha é um paraíso pra arrumar emprego, pode até ser, mas pra quem tem uma formacao e de preferencia em algo que falta por aqui (por exemplo, engenheiros). Um trabalho em qualquer coisa aqui significa que vc vai trabalhar muito e ganhar pouco. A vida aqui é cara, alimentacao, transporte, aluguel, tudo é caro e nao dar pra manter caso seja um trabalho qualquer e que nao pague bem. Na minha opniao, o Brasil está em melhor situacao no momento e promete muito mais. Mas se vc quer correr este risco de vir pra cá com a cara e a coragem, entao boa sorte! Mas no seu caso, e no caso de muita gente que me escreve sobre o assunto, eu primeiro iria me preparar bem antes de dar um passo desses.

       
  27. Lisa

    fevereiro 13, 2012 at 1:53 am

    Oi Ingrid. Obrigada por nos informar com o seu blog. Vivo com o meu namorado em Cardiff, UK. Mas ontem vimos um artigo sobre uma cidade do sul da Alemanha Schwäbisch Hall que diz que está a precisar de 2.700 trabalhadores. É barato viver nesta cidade? E no geral é fácil arranjar um, trabalho em fábricas? Também é necessário falar alemão em fábricas? Na Alemanha também paga perto de 900€ quando se tem um filho? Obrigada continuação de boa estadia :))

     
    • Ingrid

      fevereiro 14, 2012 at 11:34 pm

      Oi Lisa

      Nao conheco essa cidade, mas geralmente as cidades no sul da Alemanha costumam ter um custo de vida bem maior do que as cidades do norte e oeste.
      Sobre conseguir emprego em fábricas, vai depender da sua formacao/experiencia. Alguns profissionais estao em falta na Alemanha, é o caso pra engenheiros que muitas vezes nem precisam falar alemao e ja com ingles basta. Mas para outras vagas de trabalho o alemao é, em via de regra, essencial. Pelo que vi Schwäbisch Hall é uma cidade pequena e tem como ponto forte pra área de trabalho em fábricas a construcao de saunas, maquinas pra empacotamento de fraldas descartáveis e absorventes como também empacotamento de chás, cafés, pads.

      Vc lembra pra qual área de trabalho se referiram no artigo?

      900€ quando se tem um filho? lenda!! o valor é beeem inferior (164€), se fosse assim um valor tao alto, o pais estaria cheio rsrs

      Quanto aos salários nao sei te informar. Vai depender muito da vaga e formacao

       
  28. Lisa

    fevereiro 13, 2012 at 1:54 am

    Sabe do salário em fábricas Quanto será nesta cidade do sul Schwäbisch Hall ou noutra que tenha conhecimento? Obrigada :)

     
  29. fevereiro 13, 2012 at 11:17 am

    Pode-me dizer quanto fica um alojamento de 2 quartos na Alemanha?

     
    • Ingrid

      fevereiro 14, 2012 at 11:54 pm

      Vai depender do local, do tamanho, idade do imóvel, etc mas eu diria a partir de 500€

       
  30. Lisa

    fevereiro 15, 2012 at 12:22 am

    Oi Ingrid. Eles pedem engenheiros e médicos. Mas fiquei feliz por terem muitas fábricas nessa zona. Pode ser que um dia. Para já teria de aprender alemão, o que não falo nem percebo nadinha, lol
    Mas fica essa hipótese no ar.
    Obrigada :)

     
  31. fevereiro 16, 2012 at 6:15 pm

    pois… estava a pensar em frankfurt, acho que aí a vida é um pouco mais cara, mas acho que me vou adaptar bem se for mesmo, não é mesmo nada de alemão! sou estudante e no geral sei a lingua inglesa/francesa

     
    • Ingrid

      fevereiro 17, 2012 at 10:22 am

      Boa sorte :)

       
  32. fevereiro 17, 2012 at 1:28 pm

    obrigada :)

     
  33. engenheiramineirinha

    fevereiro 18, 2012 at 4:57 am

    Oi!!
    amei seu blog e seu post.
    Sou engenheira eletricista com mestrado na área e estou doida para ir passar uns anos trabalhando na alemanha… Conheço Bonn e Köln e achei fantástico. Sei que a Alemanah está precisando muito de engenheiros, mas fico perdida em saber como conseguir uma vaguinha aí e realizar este meu sonho… falo ingles fluente e já comecei estudar o alemão!!! =) Vc tem alguma dica de como conseguir uma vaguinha?
    Ah, outra pergunta: como são os homens alemães… os que conheci são lindos e super gente boa, apesar de super devagar…hahahaha..
    bjsss e muito obrigada pela atenção

     
    • Ingrid

      fevereiro 20, 2012 at 1:23 pm

      Oi!

      Engenheiros sao sempre bem vindos na Alemanha. Se vc estiver trabalhando numa empresa no Brasil que tenha filiais (ou matriz) na Alemanha fica bem mais fácil, mas caso nao, vc pode procurar o site de algumas empresas (como siemens, bosch, etc) e preencher seu currículo lá online ou dar uma olhadinha nas vagas que eles tem, muitas vezes pode se candidatar online mesmo. No caso de ser selecionado, existe sempre uma entrevista, que pode ser via telefone ou pessoalmente.
      Quantos aos homens alemaes nao dá pra generalizar, mas muitos sao aparentemente fechados mas isso muda quando se conhece melhor, isso é assim tanto no trabalho, como nas relacoes pessoais, etc.
      Quanto ao ser devagar isso é normal, eles nao sao como os homens brasileiros que vao logo se jogando, mas pode haver controversias.

      bjos

       
  34. Dani

    fevereiro 23, 2012 at 5:41 pm

    Oi Ingrid!!

    Adorei seu blog.

    Sou Assistente Social recém formada e vou morar em Hamburgo daqui 2 meses e alguns dias rss…o bairro chama-se Bergedorf. Meu noivo é Alemão e assim que casarmos vou embora com ele, Não sei nada em Alemão..a não ser bom dia, boa tarde, etc…mas vou estudar numa escola no Centro de Hamburgo em frente a loja Nivea, quero aprender logo o idioma porque sei também que vou me sentir sozinha sem conhecer ninguém, fora que sou super apegada com minha família. Te faço um convite pra tomarmos um café…e passear no caração gelado vendo o céu cinzento e o belo perto desta cidade rss. P.S: meu noivo e sua família mudaram meu conceito de que Europeus são frios…eles são bem unidos tanto com a família quanto com os amigos,

    Outra coisa….apesar de ter só visitado a Alemanha, eu concordo com você nas vantagens e desvantagens…mas apesar de o Brasil ser um país lindo, tropical e com o maravilhoso calor dos Brasileiros…nada melhor do que paz, tranquilidade e uma boa qualidade de vida. Amo o Brasil mas sinto falta da segurança que pagamos e além de não termos, “sobrevivemos” com medo de sermos a próxima vítima. Só Deus pra nos proteger..e dou graças à ele todos os dias!

    Abçs!!

     
    • Ingrid

      fevereiro 24, 2012 at 11:02 am

      Oi Dani!!

      Que boa notícia :)
      Entao vou te mandar um email pra gente trocar umas figurinhas ta?
      Assim quando vc chegar já nao vai mais estar sozinha!

      bjoss

       
  35. Dani

    fevereiro 24, 2012 at 1:54 pm

    Mande sim!!

    Começei um blog tbm rss

    http://danielenaalemanhavidanova.blogspot.com/

     
    • Ingrid

      fevereiro 28, 2012 at 10:51 am

      Ja mandei. bjoss

       
  36. glenda

    fevereiro 28, 2012 at 8:15 pm

    Ola, estou indo morar em Berlim com a minha namorada, nao tenho emprego nem muito dinheiro pra ficar muito tempo, nao falo alemao mas quero aprender, vc recomenda eu fechar um pacote de 6 meses de curso de alemao em agencia aqui no brasil?Sabe se consigo trabalho por la, falo ingles fluente. Agradeco qualquer informacao, obrigada.

     
    • Ingrid

      fevereiro 29, 2012 at 12:04 am

      Oi Glenda!

      Acho melhor vc procurar o curso aqui mesmo, acho que sai bem mais barato e vc pode também fazer uma aula teste pra experimentar a escola, se for o caso. Berlim é uma cidade turística e vc tem chances de arrumar algo mesmo só com o inglês mas vc nao terá muitas opcoes de trabalho nao. Se vc falasse alemao vc conseguiria algo rapidinho, num restaurante, loja, padaria, etc mas só com o inglês vc poderia, por exemplo, ser babysiterin pra familias que vem só passar uma temporada por aqui. Ou entao vc poderia conseguir algo que nao tivesse ligacao com o publico, como trabalhar num hotel como camareira por exe, mas esse trabalho geralmente pagam bem pouco!
      Se vc vier como turista, vc nao terá autorizacao de trabalho e entao as coisas ficam bem complicadas! vc pode até trabalhar ilegalmente mas as opcoes sao ainda mais restritas e o dinheiro também!
      Se vc tiver cidadania alema/europeia vc pode trabalhar sem problemas, mas se vc vier com um visto entao dependendo do tipo vc tem autorizacao de trabalho.

       
  37. Daniele

    março 1, 2012 at 3:55 pm

    Mais essa mulher é ótima msm hein…..sabe tudo!! rss

     
  38. maria

    março 18, 2012 at 11:55 pm

    Quantos meses de Verão há aí na alemanha?? :o

     
    • Ingrid

      abril 23, 2012 at 10:23 am

      4 meses mais ou menos

       
  39. Dirgni

    maio 23, 2012 at 7:54 pm

    Olá, minha xará!
    Estou muito feliz por ter encontrado seu post, adorei as informações!
    Ano que vem estarei me mudando pra Alemanha. Este ano vou ào país pela primeira vez…devo conhecer Koln e Stuttgart…
    Vc sabe dizer-me se o país precisa de enfermeiras?
    Um beijo…tomaremos um café ano que vem, tá?
    Dirgni (meu apelido…)

     
    • Ingrid

      junho 13, 2012 at 2:56 pm

      Olá :)
      Se vc for da área geriátrica tem futuro por aqui, pois o que mais tem nesses país sao velhinhos em asilos, hospitais, os nas tais “casas pra morrer” precisando de cuidados e atencao e que nao tem pessoal suficiente pra dar conta. Fora isso tem os empregos particulares pra cuidar de pessoais deficientes ou de necessidades especiais. Nao existe curso superior de Enfermagem aqui, aqui é um curso técnico. Geralmente quem vem pra cá pra trabalhar como enfermeira tem que fazer esse curso.
      Entao fica a dica, vc pode procurar algo nessa área que com certeza nao vai faltar trabalho pra vc!

      E o café ta de pé :)

      bjos

       
  40. Anônimo

    maio 29, 2012 at 12:16 pm

    Vaga de estágio como Redator Online para brasileiros na Alemanha

    No mercado da internet, as transformações são muito rápidas – estão em toda parte. Por esse motivo a Hanse Ventures BSJ GmbH está buscando jovens criativos para desenvolver ideias e projetos que acompanhem a velocidade dessas mudanças. Criando e editando na Internet, você terá a oportunidade de aprender técnicas e se especializar em uma das mais promissoras áreas de trabalho atualmente : a internet.
    Trabalhar conosco significa:
    Viver e trabalhar em umas das cidades mais importantes da Europa
    Unir responsabilidade e entretenimento, em um ambiente de trabalho dinâmico, com colaboradores jovens, motivados e de diferentes nacionalides.
    Ganhar experiencia em em um dos campos que mais têm crescido nos últimos anos.

    Quais sao os requisitos para trabalhar conosco?

    • Português brasileiro como língua nativa
    • Afinidade com internet
    • Experiência com MS-Office
    • Falar Inglês ou/e Alemao
    • Morar em Hamburgo ou perto (ou disponibilidade para morar em Hamburgo)
    • Ter cursado ou estar cursando as seguintes carreiras: Comunicação, Moda, Estudos de Mídia, Letras ou outras areas afins.
    Vaga de estágio em marketing online (SEO) para brasileiros na Alemanha
    Quem somos

    Quais sao os requisitos?

    Português como língua nativa
    Conhecimentos de Internet (familiaridade com a plataforma WordPress conta pontos extras!)
    Experiência com MS-Office
    Prática com ferramentas SEO (preferencialmente).
    Preferência para as seguintes carreiras: TI, Marketing, Economia, Social Media ou outras áreas de interesse.

    Início: Imediatamente
    Duração: 2-6 Meses

    Gostou? Dê um passo adiante em uma profissão do futuro! Envie seu CV para:
    panayotis.nikolaidis@hanseventures.com ou mariane.meira@couponcrew.net

     
  41. juciane

    junho 17, 2012 at 4:56 pm

    bom eu gostei mais o custo de nao e tam caro pois vc ganha bem e meu sonho e mora em karlucher (alemanha)e vou se deus queiser tenho 14 e minha tia disse que so vai me levar pra mora com ela quando termina meus estudos mais acidade e linda eu sou fam de carterinha da alemanha acretide nos seus sonhos….TE AMO JAIANE VICTORIA

     
  42. Aline

    setembro 12, 2012 at 1:05 am

    Olá Ingrid! Estou precisando de uma ajudinha: estou indo morar em Hamburgo em janeiro do ano que vem, porque meu namorado vai passar um ano trabalhando em uma empresa lá.
    Tenho Inglês fluente, sou formada em pedagogia e dou aula para crianças em escola bilíngue aqui no Brasil. Você acha que consigo algum emprego como babá ou algo do tipo? Se ganha muito pouco como babá?
    Podemos trocar e-mails para tomarmos um cafezinho por aí; Dani também!
    Estou com um frio na barriga enorme… vamos ter casa paga pela empresa, mas preciso me ocupar com cursos e algum trabalho. Você conhece alguma boa escola de alemão em Hamburgo. Procurei em algumas agências aqui no Brasil e encontrei a DID, mas acho que é mais barato fechar cursos pro aí, né?
    Obrigada!

     
    • Ingrid

      setembro 12, 2012 at 6:31 pm

      Olá Aline!
      O curso deixa pra ver por aqui mesmo, tem muitas opcoes e precos variados. Se vc fala ingles vc poderia ser babá pra familias de lingua inglesa que estao passado uma temporada na cidade por causa de trabalho. Tem varios sites pra vc colocar a sua oferta, o que o pessoal paga por aqui varia entre 7-10€/h as vezes talvez um pouco mais. Mas esses trabalhos sao geralmente ilegais, pra vc trabalhar certinho com carteira e pagando impostos, vai depender do seu tipo de visto.
      bjos

       
  43. Eny

    outubro 11, 2012 at 6:15 pm

    Olá,gostaria de saber como conseguir, um curso de alemao mais barato em Köln ,pois estou aqui sei o basico proximo ano venho para morar estou me formando em servico social.
    bjs

     
  44. Eny

    outubro 11, 2012 at 6:16 pm

    Caso vc saiba de algum me fala obrigada

     
    • Ingrid

      outubro 12, 2012 at 7:27 pm

      Só conheco a VHS que tem em toda Alemanha. Mas cusos locais nao sei dizer pq nao moro em Köln

       
  45. Eny

    outubro 14, 2012 at 7:06 pm

    Muito obrigada!

     
  46. Bia

    novembro 26, 2012 at 1:35 am

    Olá Ingrid!
    Gostei mto do blog! Vc tem mta graça ao falar!! Parabéns!
    Estou de volta a Hamburgo após 13 anos. Na 1ª vez morei 4 anos, vim c/ meus filhos pequenos e morei em Blankenese. Foi mto boa a experiência!
    Agora estamos de volta… eu e meu marido.
    Acho tb que todos os lugares têm pontos positivos e negativos, mas creio que é “como” vc vem!! Esse país está nos recebendo, então devemos evitar criticá-lo ou aumentar os pontos negativos, pois assim fazendo, a nossa vida se torna diferente, não é mesmo?
    Infelizmente não domino alemão, mas pretendo estudar e ser voluntária em algum lugar.
    Estou à disposição p/ qualquer ajuda.
    Que Deus abençoe mto vc e todos brasileiros que aqui chegarem!!
    Muito sol em Hamburgo!!!
    Bj

     
    • Ana

      maio 21, 2013 at 4:24 pm

      Olá Bia!
      Moramos 1 ano na Alemanha, em Augsburg, depois de 3 anos retornamos por mais 7 meses, adoramos a Alemanha em tudo! Eu gostaria muito de morar aí, estamos de volta ao Brasil, mas penso sempre em voltar para a Alemanha, mas fico em dúvida em relação a oportunidades de emprego, sou bióloga e tenho doutorado, e meu marido é pesquisador universitário em Matemática, nós falamos ingles e ele (e meu filho de 10 anos) falam alemão, não tenho conhecimento sobre vagas de emprego para nós, no caso dele nas universidades alemãs. Por favor, você ou outra pessoa, tem conhecimento acerca dessa realidade?
      Muito obrigada!

       
    • Ingrid

      maio 21, 2013 at 4:49 pm

      Oi!
      Trabalhar na universidade aqui é um pouco dificil. Tem que esperar alguma universidade abrir vaga na área do seu marido, mandar toda a documentacao que eles exigem e esperar. Se tiver algum errinho no curriculo ou nos documentos, eles eliminam imediatamente. Alemaes sao muito chatos e exigentes com bewebung. Boa sorte.

       
    • Ana

      maio 21, 2013 at 8:17 pm

      Oi Ingrid,
      Por favor, me desculpe ter errado o seu nome, também com tantos nomes no seu blog vc já deve estar acostumada.
      Muito obrigada pela sua resposta!
      Um abraço,
      Ana.

       
  47. Anônimo

    dezembro 23, 2012 at 8:54 pm

    Hallo Ingrid,

    estive em Hamburg no mês de novembro e amei a cidade, as pessoas…… tudo. Fiquei impressionada com o transporte de qualidade, com pessoas tão educadas e civilizadas. Fiquei hospedada em um hotel no centro da cidade e pude ir a pé fazer compras, na Rathaus …… Nos dias em que estive aí, a temperatura mais baixa chegou a 0 graus e eu achei agradabilíssima, em outro dia choveu muito e eu nem me importei, andei debaixo de chuva, andei de barco, passei pela rua St. Pauli e me diverti muito.
    Vou me matricular em um curso de alemão já no primeiro dia útil de janeiro e sinceramente estou pensando em passar ao menos 06 meses por aí para estudar. Eu gosto muito do meu país, mas estou cansada de muita coisa que tenho visto por aqui.
    Quanto às frutas que voce citou, eu encontro facilmente na feira livre e em sacolões próximos da minha casa.
    Peço, se puder, suas dicas onde morar e estudar alemão e inglês em Hamburg. E quem sabe poderemos tomar um café no Die Rösterei Hamburger Caféhaus (vc conhece?).

    bj e Feliz Natal!
    Cida

     
  48. Lorena

    fevereiro 21, 2013 at 7:45 pm

    Excelente texto! Acho que quem quer ir para a Alemanha deve fazer uma parada obrigatória nesse blog.. rsrs ;P

    Você sabe me dizer se é permitido solicitar o visto de trabalho já estando na Alemanha?
    Eu sou enfermeira e tenho uma proposta de trabalho em Köln. Sei que preciso do contrato de
    trabalho assinado para solicitar o visto, no entanto, gostaria de conhecer primeiro o local de
    trabalho antes (no caso, eu iria como turista).

    *Custo de vida: pena que em Hamburg é caro, mas em Bremen achei muito barato! :D

     
  49. Anônimo

    abril 14, 2013 at 6:47 pm

    Olá Ingred
    Só vc não está lembrando das burocracias aqui do Brasil, as pilhas de papeis que vc é obrigada a preencher, o tempo minimo de espera e de seis meses quando inspira o prazo eles dizem que falta papelada, já estou esperando seis meses para colocar luz na minha casa na praia e ainda não há previsão nenhuma de instalação e pra piorar cada vez que procuro os responsaveis eles me mandam para um setor diferente para resolverem meu problema e até agora nada.
    Burocracia existe em todos os lugares mas entre nós no Brasil é coisa fora do serio.
    Bjs….. se voltar muita paciência.

     
  50. DAVI HENRIQUE MAFRA LOCKS

    maio 2, 2013 at 6:54 am

    NUMCA FUI PARA ALEMANHA MAS PRETENDO IR ESTOU APRENDENDO A LINGUA ,É MEIO DIFICIO MAS CHEGO LA SE ALGUÉM TIVER UMA DICA AGRADEÇO QUANDO FOR NÃO PRETENDO MAIS VOUTAR .GOSTEI DO BLOG

     
    • dezembro 2, 2013 at 4:29 pm

      PRIMEIRÍSSIMOOOOOOO…APRENDA A FALAR NOSSO IDIOMA !!!

       
  51. Annemarie

    maio 30, 2013 at 6:54 pm

    Olá Ingrid, meu nome é Annemarie. Meu filho ganhou uma bolsa de estudos para fazer um ano de faculdade de medicina aí na Alemanha. Temos dupla cidadania (alema), e gostaria de acompanhar meu filho na alemanha. Pensei em conseguir um emprego por aí mas nao sei onde começar a procurar. Sou Farmaceutica será que pelo fato de ser cidadã alema poderia conseguir o emprego na minha área? Sou neta de alemaes, falo mau o alemáo e o meu ingles também não é bom, mas tenho muita facilidade em aprender por ter crescido no ambiente que se fala o idioma.

     
    • Ingrid

      junho 5, 2013 at 1:19 pm

      Arrumar emprego sem o idioma fica bem complicado. seria melhor vc primeiro aprender o idioma e entao procurar um emprego aqui.

       
    • Anônimo

      junho 16, 2013 at 6:54 pm

      ola eu sou portugues e estou pensando imigrar para alemanha estugarda propriamento podiam me dizer se e muito dificil arranjar ai trabalho e alugar uma casa? e pk estive na escoçia 2 meses e nao tive uma boa experiençia. agradeçia se me podesse dar alguma informaçao mais sobre a alemanha e mais propriamento estugarda agradeçia. adorei o vosso forum.obrigado

       
  52. Guilherme Barbosa

    julho 8, 2013 at 7:00 pm

    Olá Ingrid, tudo bem?

    Gostei muito do seu blog como um todo, principalmente desta analise sobre sua vida até agora na Alemanha.

    Bom, tenho algumas dúvidas e ficaria muito grato se puder me ajudar:
    - atualmente estou no nível A2 de alemão, na Wunderwelt-A, aqui em SP;
    -pretendo ir em junho do ano que vem para a Alemanha, porém estou em dúvida entre Frankfurt e Hamburgo e queria saber sua opinião em relação à essas duas cidades (?)
    - qual é o nível de alemão exigido para poder fazer o STK, e qual é o período de inscrições?
    - aqui em SP eu trabalho como programador e nas horas vagas conserto Notebooks. Será que, morando na alemanha eu poderia fazer alguns freelances arrumando computadores sem ter problema com o governo?

    Desde já agradeço sua atenção,

    Guilherme Barbosa.

     
  53. Anônimo

    julho 29, 2013 at 10:45 pm

    quero morar na Alemanha

     

Deixe um comentário

 
Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 82 outros seguidores

